5/15/2019

A importância da leitura para sua comunicação

Oi gente! Como vão? 
Bom hoje vim falar de comunicação com vocês. Eu sou uma eterna estudante de comunicação e sei que um bom comunicador está sempre antenado com o que acontece ao seu redor, lendo notícias pela internet, postando fotos e principalmente conversando. Entretanto, muito antes das redes sociais dominarem a comunicação, os livros eram a principal ferramenta para as pesquisas.
Apesar de estarmos sempre pedindo ajuda para o nosso querido Google, os livros não perderam a sua função. Mesmo que o conteúdo neles abordado não seja sempre acadêmico – seja só uma história de amor ou um guia de viagens – eles sempre vão acrescentar algo ao nosso mundinho. E é por isso que resolvi  incentivá-lo a ler um livro hoje, daqueles com uma dose extra de conhecimento novo.

Abaixo fiz uma pequena lista de livros essenciais para os comunicadores:
“Comunicação Não-Violenta” - Marshall Rosenberg
Descrição:
Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.
Links para compra: Saraiva - Submarino - Cultura
“Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional” Vol. 2 - Marlene Marchiori
Descrição:
A obra amplia a compreensão sobre o complexo fenômeno da cultura e da comunicação nas organizações da contemporaneidade, tornando-se recurso indispensável nos estudos acadêmicos e profissionais desses temas. Sua análise colabora para o entendimento das organizações como entidades assim como para o seu processo de desenvolvimento. A proposta central do livro é aprofundar o estudo da cultura e da comunicação organizacional, de modo que possibilite a construção de um referencial que contribua, explique e gere significado para o avanço da temática.
Links para compra: Saraiva - Submarino - Americanas
“Comunicação e Organização: Reflexões, Processos e Práticas” - Marlene Marchiori 
Descrição:
A obra apresenta, difunde e integra teorias contemporâneas da administração e da comunicação no contexto das organizações. Possibilita aos leitores reflexões sobre temas como organização, comunicação e estratégia. Aborda a comunicação em diferentes processos e práticas e sugere um olhar além das mensagens, analisando seu papel na construção e desenvolvimento da organização.
Escrito por renomados pesquisadores e professores internacionais e nacionais nas áreas da Administração e da Comunicação, além de executivos de empresa e líderes, é um importante instrumento de aprendizado para estudantes e profissionais que querem saber mais sobre a interface entre esses dois campos do saber no contexto das organizações atuais.
Links para compra: Saraiva - Submarino - Cultura

“Diálogo: Comunicação e Redes de Convivência” - David Bohm
Descrição:
Livro composto a partir da edição de seminários promovidos por David Bohm, com texto simples, claro, fluente e pleno de oralidade. Ao longo de todo o texto, o autor se dirige diretamente a quem o lê, numa postura informal que faz o leitor se sentir atraído e acolhido. Não é outra, aliás, a intenção fundamental do diálogo: buscar o companheirismo e o compartilhamento de significados.
Links para compra: Saraiva - Cultura
Que tal aproveitar essa lista e aprender sobre comunicação, à moda antiga?


12 comentários:

  1. Gosto imenso de ler, mas confesso que ás vezes o tempo escasseia :\ feliz dia querida!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o tempo é o inimigo da leitura. Obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Adoro ler e adorei essas suas indicações.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro muito ler e acho que devemos dedicar um tempo para estudos em meios digitais, mas não podemos deixar de utilizar o meio analogico. Pois querendo ou não, a internet contém muita informação e é ao mesmo tempo alienante, para não matarmos por completo nossa criatividade temos que deixar um pouquinho de lado o espaço digital e como você disse, aprender a moda antiga, ler da fonte, no livro, onde poderemos estar com blocos de notas próximos rabiscando o que queremos tirar de proveito! Adorei o post, Mica!

    Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fran fico feliz de você ter gostado, ler sempre é bom.

      Excluir
  4. Amore, te indiquei pra uma tag espero muito que goste!
    Um grande beijo <3
    http://leticiamirandamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou precisando voltar a ler, estou muito preguiçosa lendo só cosas da facul. bjus

    Blog Mikaelly Menezes

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca, na minha vida, teria ouvido falar nessas obras, se não fosse através do seu post. Muito interessante saber que a comunicação é tão ampla quanto eu imaginei que fosse. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lihz, fico bem feliz por isso. A comunicação é a base de tudo, né?

      Excluir