Oi gente! Como vão? 
Bom hoje vim falar de comunicação com vocês. Eu sou uma eterna estudante de comunicação e sei que um bom comunicador está sempre antenado com o que acontece ao seu redor, lendo notícias pela internet, postando fotos e principalmente conversando. Entretanto, muito antes das redes sociais dominarem a comunicação, os livros eram a principal ferramenta para as pesquisas.
Apesar de estarmos sempre pedindo ajuda para o nosso querido Google, os livros não perderam a sua função. Mesmo que o conteúdo neles abordado não seja sempre acadêmico – seja só uma história de amor ou um guia de viagens – eles sempre vão acrescentar algo ao nosso mundinho. E é por isso que resolvi  incentivá-lo a ler um livro hoje, daqueles com uma dose extra de conhecimento novo.

Abaixo fiz uma pequena lista de livros essenciais para os comunicadores:
“Comunicação Não-Violenta” - Marshall Rosenberg
Descrição:
Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.
Links para compra: Saraiva - Submarino - Cultura
“Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional” Vol. 2 - Marlene Marchiori
Descrição:
A obra amplia a compreensão sobre o complexo fenômeno da cultura e da comunicação nas organizações da contemporaneidade, tornando-se recurso indispensável nos estudos acadêmicos e profissionais desses temas. Sua análise colabora para o entendimento das organizações como entidades assim como para o seu processo de desenvolvimento. A proposta central do livro é aprofundar o estudo da cultura e da comunicação organizacional, de modo que possibilite a construção de um referencial que contribua, explique e gere significado para o avanço da temática.
Links para compra: Saraiva - Submarino - Americanas
“Comunicação e Organização: Reflexões, Processos e Práticas” - Marlene Marchiori 
Descrição:
A obra apresenta, difunde e integra teorias contemporâneas da administração e da comunicação no contexto das organizações. Possibilita aos leitores reflexões sobre temas como organização, comunicação e estratégia. Aborda a comunicação em diferentes processos e práticas e sugere um olhar além das mensagens, analisando seu papel na construção e desenvolvimento da organização.
Escrito por renomados pesquisadores e professores internacionais e nacionais nas áreas da Administração e da Comunicação, além de executivos de empresa e líderes, é um importante instrumento de aprendizado para estudantes e profissionais que querem saber mais sobre a interface entre esses dois campos do saber no contexto das organizações atuais.
Links para compra: Saraiva - Submarino - Cultura

“Diálogo: Comunicação e Redes de Convivência” - David Bohm
Descrição:
Livro composto a partir da edição de seminários promovidos por David Bohm, com texto simples, claro, fluente e pleno de oralidade. Ao longo de todo o texto, o autor se dirige diretamente a quem o lê, numa postura informal que faz o leitor se sentir atraído e acolhido. Não é outra, aliás, a intenção fundamental do diálogo: buscar o companheirismo e o compartilhamento de significados.
Links para compra: Saraiva - Cultura
Que tal aproveitar essa lista e aprender sobre comunicação, à moda antiga?